texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Brumado pode se tornar eixo estratégico em rota ferroviária Brasil-China


Segundo informações do site  97 News, o município de Brumado, no sudoeste da Bahia, poderá ganhar um papel central em uma ambiciosa rota ferroviária internacional que visa conectar o Brasil à China, passando pelo Oceano Pacífico. O projeto ganhou novo fôlego nesta segunda-feira (7), com a assinatura de um memorando de entendimento entre os governos brasileiro e chinês, durante cerimônia realizada no Ministério dos Transportes, em Brasília. O acordo marca o início dos estudos de viabilidade para a construção de um corredor ferroviário ligando o litoral brasileiro ao porto de Chancay, no Peru. A proposta inclui a integração de três grandes ferrovias nacionais: a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que já passa por Brumado; a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico); e a Ferrovia Norte-Sul (FNS). O projeto prevê ainda a construção da chamada Ferrovia Bioceânica, partindo de Lucas do Rio Verde (MT) até o litoral peruano, abrindo uma nova rota de escoamento da produção nacional com destino ao mercado asiático. A Fiol, em sua primeira etapa de implantação, conecta o porto de Ilhéus (BA) a Mara Rosa (GO), cruzando cidades estratégicas como Jequié, Brumado e Caetité. A expectativa é que essa malha seja fundamental para tornar o eixo ferroviário uma alternativa logística mais barata e eficiente, reduzindo custos e aumentando a competitividade do setor produtivo nacional. Para Brumado, a inclusão nesse corredor representa mais do que um ganho em infraestrutura: trata-se da possibilidade de se consolidar como ponto logístico internacional, com impacto direto na economia local, atração de investimentos e geração de empregos. A previsão é que os estudos avancem ao longo dos próximos meses, e a expectativa do governo federal é de que o projeto se torne um marco na reconfiguração das rotas comerciais entre a América do Sul e a Ásia, reforçando a posição estratégica do Brasil no cenário do comércio global.
Esta notícia, joga um balde de água fria nos planos do Polo Intermodal, para o município de Jequié. A informação ganha página de site como o G1 e outros meios de comunicação oficiais. Chamamos a atenção das autoridades competentes de Jequié para o fato.


Nenhum comentário: