domingo, 28 de dezembro de 2025

PL Jovem de Jequié comemora feitos de 2025 e projeta triplo de atuação na Bahia em 2026 O PL

 


Jovem, braço jovem do Partido Liberal, comemorou nesta semana, durante sua confraternização anual, os principais feitos alcançados na política municipal de Jequié ao longo do ano de 2025. Entre as ações destacadas estão fiscalizações, atividades de campo, palestras, mobilizações políticas e carreatas realizadas ao longo do ano.

Em discurso marcado por firmeza e senso de liderança, o presidente do PL Jovem de Jequié, Antônio Eduardo, ressaltou que 2025 foi um ano desafiador, porém digno de comemoração diante dos resultados obtidos pelo grupo. Ao mesmo tempo, adotou um tom exigente ao cobrar ainda mais dedicação dos membros e projetar um crescimento significativo da atuação para 2026.

Segundo o presidente, o próximo ano marcará uma nova fase do movimento, com a ampliação das ações para além de Jequié, alcançando também cidades do interior baiano. O grupo reforçou que seguirá focado no enfrentamento à causa petista, na defesa dos valores conservadores, na luta pela liberdade individual e na oposição ao aumento de impostos que, segundo a organização, dificultam a vida dos cidadãos baianos.

O PL Jovem de Jequié encerrou o encontro reafirmando o compromisso de fortalecer sua presença política e ampliar sua influência na juventude conservadora da Bahia ao longo de 2026.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Jequié: Subvenções para entidades sociais no Orçamento de 2026 é de R$ 1,9 milhão


A Câmara Municipal de Jequié aprovou as diretrizes orçamentárias para 2026, oficializando a lista de entidades filantrópicas e de assistência social que receberão subvenções públicas no próximo exercício. Esses recursos são fundamentais para a manutenção de instituições que atuam em áreas como saúde, educação e acolhimento terapêutico, sendo viabilizados principalmente por meio de emendas impositivas apresentadas pelos vereadores durante o planejamento da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Para garantir o recebimento dos valores, as entidades contempladas deverão manter sua documentação regularizada e cumprir os cronogramas de prestação de contas exigidos pela prefeitura e pela Controladoria. A medida visa dar maior transparência e previsibilidade financeira a projetos sociais tradicionais da cidade, assegurando que serviços essenciais à população vulnerável não sejam interrompidos por falta de verba institucional.

Click na imagem para ver o PDF completo!

NOTA DE PESAR - Mãe Carmen

A Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SecultBA) lamenta o falecimento de Mãe Carmen, Ialorixá do Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, mais conhecido como Terreiro do Gantois.

A formação dos pilares da cultura afro-brasileira passa pela força dos terreiros. Lideranças como Mãe Carmen são cruciais nessa construção social que preserva tradições, ancestralidade e atos de cuidado e acolhimento com as comunidades.
A passagem de Mãe Carmen reafirma o impacto de sua trajetória, marcada por devoção, coragem e serviço ao candomblé. Além disso, reforça a sua relevância familiar e matriarcal no axé. Ela é filha de Mãe Menininha do Gantois, uma das ialorixás mais importantes da Bahia.

"Mãe Carmen será lembrada sempre pelo seu legado de fé, espiritualidade e luta pelas religiões de matriz africana. É uma liderança religiosa que fortalece a nossa cultura e nossas lutas por igualdade. Tenho certeza de que seu legado será  assegurado por filhas e filhos de santo, que seguirão na manutenção da tradição no Terreiro do Gantois", comentou o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.

A SecultBA se solidariza com familiares, amigos, filhas e filhos de santo, e toda comunidade religiosa e cultural.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Justiça concede medidas protetivas e reconhece risco em caso de violência doméstica à presidenta da Casa das Mulheres de Jequié

 

"A Justiça deferiu medidas protetivas de urgência em favor de uma mulher vítima de violência doméstica e também da presidenta da Associação Casa das Mulheres, reconhecendo a gravidade dos fatos e o risco concreto representado pelo agressor.

Após cometer violência doméstica contra sua então companheira, o agressor passou a adotar uma conduta reiterada de intimidação e perseguição. A vítima principal, em busca de proteção e acolhimento, foi recebida pela Associação Casa das Mulheres, entidade que atua na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero.

Inconformado com o acolhimento institucional e com o rompimento da relação, o agressor utilizou as redes sociais para atacar publicamente a presidenta da Associação, divulgando acusações levianas e caluniosas, numa clara tentativa de descredibilizar a atuação da entidade, intimidar quem protege e silenciar mulheres em situação de violência.

Ao analisar o caso, o Poder Judiciário reconheceu que as condutas do agressor extrapolam o âmbito da violência doméstica individual, atingindo também quem atua na linha de frente da proteção às mulheres. A decisão judicial destacou o risco real, atual e verossímil tanto à integridade da ex-companheira quanto da presidenta da Associação, razão pela qual foram deferidas medidas protetivas de urgência em favor de ambas.

A decisão reafirma um princípio fundamental: proteger mulheres em situação de violência não é crime, é dever social. Ataques, ameaças e campanhas de difamação contra defensoras de direitos humanos também configuram violência e não serão tolerados.

A Associação Casa das Mulheres segue firme em sua missão de acolher, proteger e lutar por justiça, reforçando que nenhuma mulher estará sozinha e que a violência, em qualquer de suas formas, deve ser enfrentada com responsabilidade, coragem e compromisso com a vida", diz a nota.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Silva Neto fortalece pré-candidatura à ALBA em jantar com lideranças políticas em Jequié


O pré-candidato a deputado estadual Silva Neto reuniu lideranças políticas de Jequié e região em um jantar estratégico nesta terça-feira (23.12), em sua residência, para fortalecer sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Com o respaldo de mais de 45 mil votos obtidos na eleição anterior, o ex-prefeito de Araci utiliza sua experiência no executivo e sua base consolidada no interior para ampliar alianças na "Cidade Sol". O encontro serviu para alinhar metas e demonstrar a robustez de sua candidatura, destacando Silva Neto como um nome competitivo que busca ocupar uma cadeira no legislativo baiano através da união de forças regionais.


A trajetória de Silva Neto é reforçada por laços afetivos profundos com Jequié, cidade onde viveu momentos marcantes de sua formação ao graduar-se em Fisioterapia pela UESB. Essa conexão com o município é ampliada pelo vínculo familiar, já que sua esposa, Adriana, é filha da terra, consolidando uma relação de identidade e carinho com a população local. Unindo a herança política de seu pai, Zédafo, à sua história pessoal na região, Silva Neto se apresenta não apenas como um político experiente, mas como alguém que conhece de perto a realidade e as necessidades da microrregião de Jequié. Silva Neto foi votado no pleito passado em 415 dos 417 municípios da Bahia. 

Natal é tempo de celebrar tradições na Churrascaria Ouro Brasa! 🎄✨

Há mais de 33 anos, a Churrascaria Ouro Brasa faz parte da história e da mesa das famílias de Jequié. Neste Natal, o empresário Manoel Alexandrino e toda a nossa equipe — Zene, Alex e Sandra — abrem as portas para celebrar com você a alegria desta data tão especial.

Venha saborear a nossa famosa "melhor carne do sol da região" e nossos cortes nobres como picanha e alcatra, preparados com a higiene e o cuidado da nossa churrasqueira a gás.

Desejamos a todos os nossos clientes e amigos um Natal repleto de união, saúde e, claro, muito sabor!

📍 Rua do Chafariz, 30 - Cansanção (Próximo ao Complexo Policial). Churrascaria Ouro Brasa: Tradição que se renova a cada brasa.

A Ouro Brasa Churrascaria já entrou no clima Natalino e você almoçando ou comprando a partir de 50,00 , você ganha cupons para participar do sorteio Natal de Prêmios promovido pelo CDL .
Venham almoçar com a gente!!!

"Não gosto de você, Papai Noel! Também não gosto desse seu papel de vender ilusões à burguesia.

 Se os garotos humildes da cidade soubessem do seu ódio à humildade,  jogavam pedras nessa fantasia! Você talvez nem se recorde mais.  Cresci depressa e me tornei rapaz, sem esquecer no entanto o que passou. 

Fiz-lhe bilhete pedindo um presente, a noite inteira eu esperei contente, chegou o sol e você não chegou. Dias depois, meu pobre pai cansado trouxe um trenzinho velho, empoeirado, que me entregou com certa hesitação. 

Fechou os olhos e balbuciou: “É pra você… Papai Noel mandou…” E se esquivou contendo a emoção. Alegre e inocente nesse caso, pensei que meu bilhete com atraso chegara às suas mãos no fim do mês. 

Limpei o trem, dei corda, ele partiu, deu muitas voltas, meu pai sorriu e me abraçou pela última vez. O resto só eu pude compreender quando cresci e comecei a ver todas as coisas com realidade. 

Meu pai chegou um dia e disse, a medo: “Onde é que está aquele seu brinquedo? Eu vou trocar por outro na cidade”. Dei-lhe o trenzinho quase a soluçar,  e como quem não quer abandonar um mimo que lhe deu quem lhe quer bem,  disse medroso: “Eu só queria ele…

Não quero outro brinquedo, quero aquele. E por favor, não vá levar meu trem”. Meu pai calou-se e pelo rosto veio descendo um pranto que eu ainda creio,  tão puro e santo, só Jesus chorou. 

Bateu a porta com muito ruído, mamãe gritou, ele não deu ouvidos, saiu correndo e nunca mais voltou. Você, Papai Noel, me transformou num homem que a infância arruinou, sem pai e sem brinquedos. Afinal, dos seus presentes, não há um que sobre para a riqueza do menino pobre que sonha o ano inteiro com o Natal! 

Meu pobre pai doente, mal vestido, pra não me ver assim desiludido, comprou por qualquer preço uma ilusão: num gesto nobre, humano, decisivo, foi longe pra trazer-me um lenitivo,  roubando o trem do filho do patrão. 

Pensei que viajara. No entanto depois de grande, minha mãe, em pranto, contou que fora preso. E como réu, ninguém a absolvê-lo se atrevia. Foi definhando, até que Deus um dia  entrou na cela e o libertou pro céu!"


Por Joilson Bergher