texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Aprovado Projeto de Lei de Marcinho que oficializa denominação das vias do povoado de Poço Dantas



Foi aprovado, pela Câmara Municipal, Projeto de Lei de autoria do vereador Marcinho, que oficializa a denominação das vias do povoado de Poço Dantas, atendendo uma demanda importante da comunidade na luta pela regularização, criação e denominação oficial das ruas, garantindo a identificação urbanística, facilitando a localização, a entrega de correspondências, mercadorias e o acesso de serviços públicos e privados, como saúde, educação e segurança.

A ausência de nomes oficiais e registros adequados, segundo pontuou o vereador Marcinho, dificulta a vida dos moradores e a atuação do poder público. “Com a denominação formal, a inclusão no mapa oficial do município e a criação do CEP, será possível melhorar a organização territorial, o cadastro de imóveis e o desenvolvimento da comunidade.

As vias públicas que compõem o povoado de Poço Dantas passam a ter as seguintes denominações:

Rua El Shaddai; Rua Esperança; Rua Ebenézer; Rua Canaã; Rua Vitória; Rua Bahia; Rua Jequié; 
Rua Souza; Rua Sampaio; Rua Sertão; Rua Bela Vista.

De acordo com o Projeto de Lei aprovado, caberá a Prefeitura Municipal de Jequié, por meio do órgão competente, incluir as referidas ruas no mapa oficial do município, no cadastro territorial urbano e rural, e solicitar aos Correios a criação do respectivo Código de Endereçamento Postal (CEP), para fins de planejamento, localização e prestação de serviços.




Pau Brasil avança na construção da política de saúde indígena

 


O município de Pau Brasil, a 550km de Salvador, realizou no último dia 15 a primeira audiência pública dedicada exclusivamente à política de saúde indígena. O encontro, inédito reuniu o cacicado da Terra Índigena Caramuru Catarina Paraguassu, e das aldeias Bahetá e Panelão, localizadas nos municípios vizinhos de Itaju do Colônia e Camacã, no litoral sul da Bahia.
As lideranças indígenas presentes apresentaram demandas e contribuições para a construção do Plano de Metas e Ações do IAEPI – Incentivo à Atenção Especializada aos Povos Indígenas. Pau Brasil se prepara, assim, para ser o primeiro município baiano habilitado a receber recursos do programa do Ministério da Saúde, consolidando uma política pública voltada à valorização cultural e à equidade no atendimento.
A iniciativa pioneira foi aprovada por Richard Santos, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e representante do Observatório do ODS 18, que institui o mais novo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: a promoção da igualdade étnico-racial. Segundo o pesquisador, o encontro em Pau Brasil é exemplo para o Estado e reflete o compromisso com políticas de sustentabilidade, inclusão social e atenção à saúde. “Esses eixos são fundamentais para a consolidação democrática em nosso país”, ressaltou.
Durante a audiência, o prefeito Robson Venâncio destacou o avanço expressivo no atendimento especializado à população indígena: os números saltaram de 27 atendimentos mensais para mais de 300, demonstrando o compromisso da atual gestão com a ampliação do acesso à saúde. “Estamos diante de um marco histórico. Nosso objetivo é garantir que a população indígena tenha acesso digno e justo à saúde, com respeito às suas especificidades culturais e sociais”, reforçou o prefeito.
Segundo a secretária de saúde, Glaucia Almeida, a audiência foi fundamental para incluir a comunidade nos debates sobre a formulação das políticas públicas de saúde indígena. “Essa é uma proposta que visa fortalecer a democracia e a participação popular local, garantindo que as decisões sejam tomadas em conjunto com as lideranças e a população indígena”, destacou.
Também participaram da audiência as principais lideranças indígenas locais: Cacique Nailton, Cacique Bida, Cacica Zenólia, Cacique Nito da Bahetá, Cacique Jorge Neres, Cacique Manezinho, Cacique Fumaça, Cacique Flávio Trajano e Cacique Gildo (representante dos povos indígenas no Conselho Estadual de Saúde). Também estiveram presentes Iago Silva, coordenador do polo base do DSEI, os secretários municipais de Pau Brasil de Assuntos Indígenas, Almir Francisco e de Administração, Alan Ferreira, a vereadora Luzinete Pataxó, presidente da Comissão de Educação, Saúde, Esporte, Meio Ambiente e Assistência da Câmara de Vereadores, o vereador Elton Cangucú, representante da presidência da Casa, a diretora-geral do Hospital Materno Infantil, Domilene Borges e o o secretário de Assuntos Indígenas de Itaju do Colônia, Reginaldo Vieira.

sábado, 20 de setembro de 2025

Atualização #47: Homicídio na Rua Goiás no Mandacaru sobe para 75 CVLI em Jequié


Segundo informações do jornalista Ari Moura com o morte do sapateiro Antônio Carlos Dutra Santos, sobe para 75 CVLI- Crimes Violentos Lentais Intencionais em Jequié em 2025. Moradores do bairro Mandacaru viveram uma noite de terror e medo nesta quinta-feira (18). Vários homens fortemente armados invadiram uma residência na Rua Goiás, onde estava uma família. Os autores efetuaram diversos disparos contra um casal. Um homem, Antônio Carlos Dutra Santos, foi atingido e morreu no local. A mulher também foi baleada com um tiro de raspão, recebeu atendimento do SAMU e foi socorrida para a emergência do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV).

O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. O caso está sob investigação da equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da 9ª Coorpin. Até o momento, não há informações sobre a identidade dos homens nem a motivação do crime.

Uma trégua de mais de 18 dias, tinha deixado a população esperançosa que a paz teria voltado a cidade considerada pelo Anuário de Segurança Publica do Brasil como o segundo município mais violento do Brasil. Em primeiro lugar esta Maranguape ( a terra do professor Raimundo da Escolinha), no Ceará.

O deputado municipalista Hassan (PP), e o prefeito de Jequié, participaram na tarde desta segunda-feira (8) ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da solenidade realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante a qual o chefe do executivo estadual sancionou a lei que cria novos comandos regionais da Polícia Militar da Bahia, um dos quais no município de Jequié, atendendo solicitação de Hassan. O parlamentar e o gestor municipal agradeceram ao governador, e afirmaram que “esse novo equipamento público não só reforçará a segurança, mas terá forte impacto no desenvolvimento socioeconômico de Jequié e região”.

O legislador destacou “a sensibilidade, responsabilidade e compromisso com a nossa população, demonstrada pelo governador ao acatar e atender à nossa indicação, feita no início deste ano, e aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) solicitando a criação do Comando Regional da Polícia Militar em Jequié”. Hassan ponderou que a implantação de um comando regional na cidade representa o compromisso integral com a segurança, ampliando a eficiência operacional das forças de segurança no entorno do município.

Atualização #46: Autoridades não conseguem conter a violência em Jequié

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde agora é lei, comemora o deputado Hassan

 


 

O deputado municipalista Hassan (PP), membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), recebeu com alegria  a notícia de que o governador Jerônimo Rodrigues sancionou o projeto de lei 25.885/2025, de sua autoria, estabelecendo o dia 19 de setembro como o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, que também é a data de fundação do Cosems. “Conheço de perto os inúmeros desafios enfrentados pelos gestores municipais, que se dedicam e se esforçam para garantir a milhões de baianos e baianas o direito à saúde”.

Explicando que a iniciativa tem o objetivo de reconhecer e valorizar os gestores municipais de saúde, agentes fundamentais na execução das políticas públicas e no fortalecimento do SUS, o deputado enfatizou que “agradeço e parabenizo a minha amiga Ivana Bastos, presidente da Alba, que nos ajudou na tramitação desse projeto, à amiga Stela Souza, presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), juntamente com a nossa secretária Roberto Santana, idealizadora comigo deste projeto, e parabenizo os gestores municipais de Saúde”.

O parlamentar afirma que é inegável que os secretários municipais de saúde são os principais responsáveis pela execução de ações fundamentais na atenção à saúde da população, incluindo a coordenação de serviços de atenção básica, a vigilância epidemiológica, o controle de endemias, as campanhas de vacinação, a gestão administrativa e orçamentária das unidades de saúde e a articulação com os governos estadual e federal.

Cosems

Criado em 19 de setembro de 1991 com a missão de representar os gestores municipais de Saúde e promover a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o Cosems comemora 34 anos de existência nesta sexta-feira (19), razão pela qual o deputado Hassan, que já foi vice-presidente desta entidade, protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia moção de aplausos, destacando os serviços prestados à população baiana.  

O legislador frisou que “sob o comando de Stela Souza, o Cosems teve papel fundamental no período em que a Bahia enfrentou uma das piores crises sanitárias da história da humanidade, causada pelo Coronavírus, coordenando os municípios, lutando pela ampliação de leitos e negociações com governo estadual e federal em busca de apoio para  obtenção de testes diagnósticos, EPI’s, equipamentos para UTI, sistemas de comunicação e início da vacinação.


O deputado lembra que um dos encargos do Cosems é lutar por mais recursos e investimentos na Saúde, que viabilizem melhorias e ampliações de serviços, necessárias na assistência à população e também proporcionar apoio técnico para qualificar o trabalho dos gestores municipais. “O conselho tem contribuído significativamente para que gestores da saúde consigam expandir serviços e captar recursos para a saúde nas instâncias estadual e federal”, revelou .


 

19 de setembro de 2025

Josalto Alves – DRT-BA 931

71.987997484

Foto – Euro Amâncio

Secretária da Saúde da Bahia recebe a principal honraria de Feira de Santana


A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, foi agraciada, na noite desta quinta-feira (18), com a Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana, no grau de comendadora. A condecoração, principal honraria do município, integrou as celebrações pelos 192 anos de emancipação política da cidade.

A solenidade, conduzida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, ocorreu no espaço de eventos Cajueiro Convenções, com a presença de autoridades, personalidades e representantes de diversos segmentos da sociedade feirense.

A Ordem Municipal do Mérito é destinada a cidadãos que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem de forma relevante para o desenvolvimento social, econômico, cultural ou institucional de Feira de Santana.

No caso de Roberta Santana, a distinção reconheceu sua trajetória e sua atuação à frente da saúde pública da Bahia, com iniciativas que vêm fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Natural de Feira de Santana, ela destacou a emoção de ser homenageada em sua cidade natal. “Receber a principal honraria do meu município é motivo de grande orgulho e gratidão. Feira de Santana é o lugar onde nasci e que ajudou a formar a profissional e a pessoa que sou hoje. Como filha desta terra, reafirmo meu compromisso de honrar Feira de Santana com trabalho, investimentos e dedicação. Porque cuidar da saúde é cuidar da vida, e cuidar da vida é a melhor forma de celebrar a história desta cidade que tanto amamos”, afirmou a secretária ao receber a medalha.


Fotos: Jamile Amine e Dóris Queirós / Saúde GovBA

Mudanças no 19º Batalhão da Polícia Militar de Jequié

 
Foto: Cacá Santana

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou mudanças no 19º Batalhão da Polícia Militar de Jequié e no novo Comando Regional do Médio Rio das Contas. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (18).

Segundo informações, o Tenente Coronel Florisvaldo dos Santos Ribeiro foi exonerado do comando do 19º BPM. Em seu lugar, assume o Tenente Coronel Cristiano Silva Mendes Gouveia, que atuava como Diretor do Colégio da PM em Bom Jesus da Lapa.

Também foram nomeados para cargos estratégicos no Comando Regional:
• Major Edson José Correia Júnior – Comandante da Companhia Independente de Policiamento Tático;
• Major Michel Franc Santos Yasumoto – Coordenador II;
• Major Ulisses Antônio Moreira de Souza – Coordenador II.

Além disso, recentemente o Coronel Wagner Luiz Alves Ferreira foi nomeado comandante do CPR Médio Rio das Contas. As mudanças têm como objetivo reforçar a segurança pública e a eficiência dos serviços da PM na região.



quarta-feira, 17 de setembro de 2025

APAE de Jequié comemora 46 anos com grande programação na Praça Rui Barbosa

Segundo a presidente da APAE de Jequié, Ana Christina Matos, esta é uma celebração que vai muito além do aniversário da instituição

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jequié completa 46 anos de atuação em prol da inclusão e da cidadania, e para celebrar essa história de dedicação e conquistas, preparou uma programação especial aberta a toda a comunidade.

O evento acontece nesta quinta-feira, dia 18, às 15h, na Praça Rui Barbosa, reunindo parceiros, voluntários, familiares, amigos e toda a sociedade jequieense e regional.


A comemoração contará com: