Para mim, São João nunca foi apenas uma festa. É mesa cheia, comida típica, família reunida e casa aberta. É primo que chega de longe, criança correndo pelo quintal, avó feliz com a casa movimentada e até o caramelo acompanhando tudo como se soubesse que aqueles dias são especiais.
Talvez por isso eu estranhe quando tentam transformar essa celebração em algo que ela nunca foi.
São João nasceu para aproximar. Para misturar gente. Para fazer quem mora aqui encontrar quem voltou. Para criar encontros. Quando a festa começa a levantar muros, ainda que simbólicos, ela perde um pouco daquilo que a torna tão bonita.
Nem toda novidade combina com toda tradição. Algumas coisas podem funcionar em outros lugares, em outros eventos. Mas o São João tem sua própria alma. Sua força sempre esteve na simplicidade, na convivência e no sentimento de pertencimento.
Quem cresceu vivendo essa festa sabe que sua maior riqueza nunca esteve em áreas exclusivas, mas na alegria compartilhada.
Tomara que a gente nunca esqueça disso.
Porque, no fim das contas, São João é família, memória e encontro. E festa boa é aquela em que todo mundo cabe.


.png)

Um comentário:
Reflexão perfeita 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Postar um comentário