| Encontro realizado na FIEB reuniu empresários, especialistas e acadêmicos para discutir soluções de uso da tecnologia aplicada à área de saúde |
Como a população brasileira tem utilizado os serviços de saúde digital, quais os rumos da assistência e como as empresas podem se preparar para incluir as novas tecnologias na gestão da saúde dos seus colaboradores. Foi com o objetivo de discutir temas como estes que o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) sediou nesta terça-feira, 25.11, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o evento a “IA e o futuro da saúde corporativa”.
Iniciativa do Movimento Empresarial pela Saúde (MES), a edição Bahia do Conecta Saúde foi uma realização do SESI Bahia com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento reuniu gestores de indústrias e de instituições de saúde, profissionais de RH, pesquisadores e universidades, além de startups que acompanharam uma programação de palestras e painéis sobre temas como saúde digital, pesquisa aplicada como IA e consumo digital na área de saúde.
O evento foi aberto pelo presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, que lembrou o quanto este tema tem sido um desafio para as empresas. “O ambiente de trabalho está cada vez mais exposto a desafios. Investir na saúde dos colaboradores é para a empresa um instrumento de fidelização dos empregados, de prevenção do absenteísmo e discutir este tema, dentro do interesse das empresas, e também dos trabalhadores, é importante. Esperamos que a tecnologia nos ajude a compreender e a superá-los”, destacou.
O diretor-superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, falou a importância do evento e destacou a criação do MES, um movimento nacional que está preocupado em ouvir a indústria, os trabalhadores e os demais setores da sociedade para discutir temas de interesse na área de saúde corporativa.
“Estamos vivendo um momento de transformação e o SESI está atento às mudanças que estão acontecendo nas empresas e que apontam para uma queda de produtividade sem precedentes quando o fator saúde não é levado em consideração. Empresas que investem no cuidado dos seus colaboradores – e isso está evidenciado em dados – têm uma melhor performance de lucro, o que mostra que as duas coisas estão intimamente associadas”, disse.
Armando Neto lembrou ainda que o SESI está lançando um Hub de Inovação com foco em saúde com o objetivo de conectar grupos de pesquisa e acadêmicos para mais perto da indústria para acelerar a busca por soluções. “O SESI está se colocando como parceiro da academia e de centros de pesquisa e inovação na área de saúde. É um processo de transformação. Avançamos muito este ano e vamos continuar avançando. A partir deste evento, o SESI assume a missão de ampliar a conexão com as indústrias para criar um ambiente profícuo para a pesquisa e a inovação nesta área”.
PESQUISA
Como parte da programação, o médico do SESI Nacional, Claudio Patrus, apresentou uma pesquisa realizada pelo SESI em parceria com o Instituto Nexus que revelou como a população brasileira dos 27 estados da federação, com mais de 16 anos usam a saúde digital. O SESI mantém um acordo de cooperação com o Ministério da Saúde nas áreas de saúde digital e linhas de cuidado.
A ideia da pesquisa foi identificar como a população utiliza as tecnologias para realizar atendimentos, acompanhar pacientes e gerenciar dados relacionados à saúde, como telemedicina, aplicativos de saúde, consultas online e diagnósticos à distância. Os dados revelam que há um longo caminho a ser percorrido. “80% da população sequer utiliza a saúde digital. O desafio é levar a experiência de uso para a população”, destaca o especialista.
Participando do evento, Salvador Pedra e Cal, coordenador de Saúde Ocupacional da Acelen, avaliou a importância do evento. “Tem muita coisa para chegar ainda até as empresas. O SESI já faz parte de todo esse cenário de integração de saúde com as indústrias e esta conexão serve justamente para as empresas observarem possíveis soluções daquilo que pode ser implementado e isso gerar bem-estar e saúde”, acrescentou.
Ao final do evento, os gerente de Inovação do SESI Bahia, Marcelo Figueiredo, apresentou aos participantes a Rodada de Inovação Inova MÊS – Soluções de Inteligência Artificial Aplicadas à Saúde do Trabalhador, que está com inscrições abertas. O evento tem como pré-requisito que as empresas façam parte do MES.
SISTEMA FIEB
O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma das entidades do SISTEMA FIEB. Sob a liderança da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o Sistema Indústria na Bahia é formado ainda pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Essas instituições atuam conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.
A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.
Saiba mais:
Portal FIEB clique aqui
Instagram Sistema FIEB clique aqui
Portal SESI clique aqui
Instagram SESI clique aqui


Nenhum comentário:
Postar um comentário