![]() |
| Arquivo BZM. |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas fortes que atinge 229 municípios da Bahia, incluindo Jequié, Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. O aviso, válido até as 10h de terça-feira (2), prevê volumes de chuva entre 20 e 30 mm por hora (podendo chegar a 50 mm em 24 horas), acompanhados por rajadas de vento de 40 a 60 km/h. Apesar de o risco ser classificado como baixo, o órgão alerta para a possibilidade de alagamentos, queda de galhos, interrupção no fornecimento de energia e descargas elétricas.
Diante disso, a Defesa Civil e o Inmet recomendam que a população adote medidas preventivas, como evitar abrigo sob árvores durante os ventos fortes e desligar equipamentos elétricos. É crucial não estacionar veículos perto de estruturas altas. Em situações de emergência, os números de contato são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
O município de Jequié segue sob o Alerta de Perigo Potencial do Inmet, válido até a manhã de terça-feira (2). Neste período inicial, a previsão aponta risco de chuvas intensas e rajadas de vento, que podem causar alagamentos e transtornos no fornecimento de energia. Acompanhando o aviso, as temperaturas devem permanecer elevadas, As notícias locais estão concentradas em reforçar as recomendações de segurança da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193), pedindo à população que evite abrigos sob árvores e desligue equipamentos elétricos durante o pico das tempestades.
Embora o alerta de maior risco de chuvas e ventos diminua na terça-feira (2), o tempo volta a fechar no final da semana, com uma alta probabilidade de chuva forte e trovoadas prevista para sexta-feira (5) e sábado (6), quando volumes de precipitação mais expressivos podem ser registrados novamente. A cidade deve se preparar não apenas para o monitoramento imediato das chuvas, mas também para um período mais chuvoso no decorrer da semana, enquanto mantém a vigilância contra o calor e o alto índice UV.


Nenhum comentário:
Postar um comentário