texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Lomanto Júnior: Homenagens aos 100 anos



O saudoso Lomanto Júnior foi homenageado pelo seus 100 anos. Vivo na memória de muitos jequieenses, Lomanto deixou um legado político neste Município. Obras ainda existentes como a Estação Rodoviária e o Mercado Velho da Praça da Bandeira, foram obras entregues por ele na década de 50 do século passado. A família e políticos de Jequié abriram uma série de celebrações pelo centenário de nascimento de Antonio Lomanto Júnior, líder político que marcou a história de Jequié, da Bahia e do Brasil. A Sessão Solene da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira (21nov24), foi uma iniciativa do vereador José Augusto de Aguiar - Gutinha, e reuniu familiares, autoridades e convidados em uma cerimônia repleta de emoção e reverência.

O vereador José Augusto "Gutinha", destacou o legado do homenageado. “Lomanto Júnior foi um líder que construiu uma história marcada pela ética e pelo desejo genuíno de servir. Desde seus primeiros passos na política, em 1947, como vereador desta Casa, seu compromisso com a população ficou evidente.”

Lomanto Júnior, cuja trajetória política começou como vereador em Jequié, exerceu funções de extrema relevância, como prefeito do município em três mandatos, deputado estadual, deputado federal, governador da Bahia e senador da República.

O deputado federal Leur Lomanto Júnior, neto do homenageado, falou em nome da família e emocionou os presentes ao relembrar a história de seu avô.

A cerimônia foi um marco inicial nas celebrações que relembram a ética, a competência e o espírito visionário de Lomanto Júnior, um exemplo de liderança e amor pela sua terra. Também haverá homenagem em Juazeiro e Salvador.


Matéria da Agencia Senado, conta. "Senador de 1979 a 1987, onde representou a Bahia, primeiro pela Arena, depois pelo PFL, morreu, numa segunda-feira (23.11.2025), em Salvador (BA), aos 90 anos de idade, Antônio Lomanto Júnior. Ex-governador da Bahia, ele estava internado desde o dia 4 de outubro e a causa da morte foi insuficiência de múltiplos órgãos. O velório se realizou, na terça-feira (24), no Palácio da Aclamação, em Salvador, e o enterro foi na quarta (25), em Jequié, cidade onde nasceu e da qual foi prefeito.

Vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador e senador, Lomanto Junior formou-se como dentista, mas logo iniciou uma carreira política influenciada pelo líder Otávio Mangabeira. Sempre fez política voltado para as necessidades municipais, para o desenvolvimento da agricultura e para a qualidade de vida do camponês. Em 1962, elegeu-se governador da Bahia, com o slogan “Feijão na panela”. Foi sua a iniciativa de construir uma estrada ligando Salvador a Juazeiro, na fronteira da Bahia com Pernambuco.

Leia mais aqui! Agência Senado

Nenhum comentário: