texto rotativo

"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Jequié: Atleta do Projeto Judô Ação, Keven Luan, baleado pela Polícia Militar

Segundo informações da assessoria da Associação Judô Ação, um atleta de Judô, campeão baiano, negro, foi confundido pela polícia e levou três tiros pela costas.

A ação aconteceu, na tarde desta terça-feira (09/01/2023), uma guarnição da Polícia Militar estava fazendo uma ronda, na periferia de Jequié quando avistou dois adolescentes em uma moto, o adolescente que pilotava não parou, conforme solicitado, o outro jovem que estava na garupa levantou os braços afirmando que não estava armado e que não era criminoso. A guarnição efetuou disparos dos quais, três atingindo as costas do jovem.

O Jovem baleado é Keven Luan dos Santos Souza, atleta do Projeto Judô Ação da seleção baiana de Judô e monitor de Judô em uma escola.

Keven é um judoca promissor que representou a cidade de Jequié e o estado da Bahia em diversos campeonatos nacionais, patrocinado pelo Governo do Estado, melhor atleta do ano de 2023 do estado da Bahia. O mesmo estava sendo convidado para fazer parte de outros clubes no Brasil.

Segundo informações de Arlon Ferreira, Keven foi socorrido no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), onde passou por procedimento cirúrgico e encontra-se estável. "Mais um caso que comprova a falta de preparo da Polícia Militar e evidencia a violência contra um jovem negro", disse.

Versão da Polícia Militar em nota enviada a imprensa: PMBA - CPRSO - 19⁰ BPM, Policiais Militares do 19°BPM em patrulhamento pelo bairro do jequiezinho, avistaram dois indivíduos em uma motocicleta sem placa policial, ao perceberem a viatura empreenderam fuga, momento em que deu início ao acompanhamento tático, foi dado a “voz de parada”, todavia, os indivíduos continuaram em fuga, em seguida dispararam contra a guarnição, o que se fez necessário o revide proporcional à injusta agressão. Mais adiante os indivíduos dispensaram a arma de fogo e adentraram em uma viela que impediu a passagem da viatura. Foi realizado busca no perímetro e encontrado uma arma de fogo tipo revólver, contendo quatro estojos deflagrados em uma munição intacta. Foi constatado que a viatura havia sido atingida no para-lama dianteiro do lado direito. o Comandante informou via rádio ao CICOM, solicitando apoio. Momentos depois da ação o CICOM informou que um indivíduo havia dado entrada no HGPV ( Hospital Geral Prado Valadares) vítima de disparo de arma de fogo. Os policiais deslocaram até o hospital e constataram que poderia ter sido o mesmo envolvido na ação. Diante dos fatos, a guarnição deslocou até a Delegacia de Polícia para realizar a apresentação da arma de fogo, bem como do autor que se encontra no HGPV. A ocorrência foi formalizada como Oposição à Intervenção Policial, o resistente segue vivo e detido, e irá responder ao inquérito regular da Polícia Civil de Jequié.




Material Aprendido:

01 Revólver calibre. 38, marca Caramuru;

04 Estojos deflagra de mesmo calibre;

01 Estojo intacto de mesmo calibre.
Ministério Público Estadual

Família pede justiça na apuração das investigações sobre o caso do judoca Keven Luan. O fato teve repercussão nacional.

Segundo o advogado Miguel Bomfim , Keven Luan foi atingido por um tiro nas costas e não três como foram noticiados. O condutor foi ferido de raspão. Tanto o judoca quando o condutor da moto, que não foi divulgado o nome, foram ouvidos pela Policia Civil, as oitivas foram realizadas na delegacia e no Hospital Geral Prado Valadares.
O advogado desconsidera a troca de tiros. Ele informou a profissionais de imprensa na saída do Ministério Público Estadual em Jequié, que depois de baleados os jovens foram para o Hospital, onde Keven Luan deu entrada na emergência e o condutor evadiu do local, temendo por represálias.
A UNEGRO

"Jequié vem a público repudiar a ação despreparada e desastrosa da Polícia Militar da Bahia que na tarde de terça-feira (09) feriu o desportista jequieense Keven Luan dos Santos Souza e cobrar das autoridades uma investigação pormenorizada das circunstâncias. Keven é um judoca promissor que representou a cidade de Jequié e o estado da Bahia em diversos campeonatos de nível nacional, sendo melhor atleta do ano de 2023 do estado da Bahia, atleta do Projeto Judô Ação e da seleção baiana de Judô e monitor de Judô em uma escola. Keven foi mais uma das vítimas de violência policial, violência que atinge, como consequência de um racismo estrutural e estruturante da sociedade, principalmente homens negros. A violência policial é uma questão candente na Bahia. De acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2023, Bahia e Rio de Janeiro (com 1.330 mortes) representam 43% de todas as mortes provocadas pelas polícias no Brasil. É diante dessa realidade que a UNEGRO se levanta. Contra a violência policial que atinge majoritariamente o povo preto! Queremos paz! Queremos justiça!", diz a nota.


Nenhum comentário: