O governador do estado, Rui Costa, participou do lançamento e destacou que a agricultura familiar é quem produz a maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos baianos e a feira livre é o espaço mais acessível para que o agricultor possa vender sua produção diretamente para o consumidor: “É importante que, nesse momento de pandemia, a gente consiga juntar esforços para manter o funcionamento das feiras, dentro de um padrão que garanta a segurança sanitária”.
A SDR, por meio da Campanha Viva Feira, irá distribuir 4 mil barracas e 20 mil Kits Feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres. Já a FAEB, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está garantindo aos feirantes treinamento, com os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres dos municípios.
O titular da SDR, Josias Gomes, explicou que a campanha Viva Feira, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o financiamento do projeto Bahia Produtiva, se associou, estrategicamente, à campanha Feira Segura executada, pela FAEB, resultando na ação Viva Feira & Feira Segura: “Viva a Feira integra as estratégias da SDR para promover a retomada da economia baiana e essa parceria veio para somar. Nossa meta é atingir, pelo menos, 200 municípios em todo o estado”.
Para o presidente da FAEB, Humberto Miranda, as feiras livres precisam ser disciplinadas para que, neste momento de pandemia, se possa manter esse sistema de comercialização fundamental para a economia dos municípios: “Vamos entrar com a parte educacional, que é fundamental para que a gente possa mudar a consciência, pois a mudança comportamental é que dá a sustentabilidade a essas transformações”.
Adesão do município
São R$ 6 milhões de investimento para estimular a manutenção e adequação das feiras livres, feiras orgânicas ou feiras agroecológicas neste momento emergencial. A execução ocorrerá por meio de adesão do município, sendo prioritários os municípios que figurem nas primeiras 50 posições com maior incidência de contaminação por habitante, utilizando como fonte o Boletim Semanal Epidemiológico do Covid-19, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Para isso, as prefeituras municipais e os feirantes precisam adotar medidas como localização ou remanejamento do espaço físico da feira para local arejado e limpo, disposição das barracas com distância mínima de 3 metros entre elas, ordenação do público de forma a não haver aglomeração, disponibilização de pias com água encanada e sabão dentro do ambiente da feira, entre outras previstas no termo de adesão.
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, lembra que a SDR pensou desde o início da pandemia em como fornecer suporte aos feirantes para que pudessem dar andamento às suas atividades: “Organizamos essa campanha que se baseia nesta oferta de ações ao município para que suas feiras sejam reordenadas. Estamos empenhados para que essa campanha seja intensificada em agosto e aguardamos também a adesão formal dos municípios”.
Um dos municípios já beneficiados pela ação é Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, que fará a reabertura da feira municipal neste sábado (25). Para isso, 100 feirantes foram capacitados pelo FAEB/Senar e a CAR/SDR entregou 100 barracas e 100 kits de proteção individual.
A programação do seminário contou também com a entrega do Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF Bahia), criado para identificar os produtos da agricultura familiar, garantindo a origem dos produtos. E para ampliar a prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural para agricultores e agricultoras familiares, a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), firmou parceria com Consórcios Públicos.
O evento contou também com a participação do secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, do chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, e do presidente do consórcio do Baixo Sul (Ciapra) e prefeito de Igrapiúna, Leandro Luiz Ramos.
Mais programação
O Seminário Virtual Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia continua neste sábado (25), às 9h, com um debate sobre o comércio virtual e as vendas delivery de produtos da agricultura familiar, além do lançamento do programa “Rural Produtivo” que estreia na TVE, no próximo sábado (1), às 14h, com reapresentações segunda (6h30) e quinta (20h). O programa apresentará a realidade da agricultura familiar a partir da produção e das técnicas utilizadas por agricultores familiares, comunidades de fundo e fecho de pasto, comunidades tradicionais e cooperativistas rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário