texto rotativo

"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Publicidade

 


Publicidade

 


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Centro de Saúde promove atividade educativa sobre Hanseníase



O aparecimento de manchas na pele pode passar despercebido, mas em alguns casos, esse é o sintoma inicial da hanseníase. Para esclarecer a população sobre o assunto, o Centro de Saúde Almerinda Lomanto realiza durante o dia de hoje (23), atividades alusivas ao Dia do Hanseniano e Dia Mundial de Combate a Hanseníase.
A ação faz parte do calendário de atividades da Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Vigilância Epidemiológica, que tem buscado promover a conscientização sobre a doença e a detecção de novos casos. A atividade no Centro de Saúde Almerinda Lomanto conta com a participação dos Agentes de Combate as Endemias, que junto a Coordenação da Unidade, realizam palestras educativas e atendimento médico e por enfermeira.
O Centro de Saúde Almerinda Lomanto é Unidade referência no município em Hanseníase e Tuberculose. São 22 pacientes cadastrados e acompanhados no caso de Hanseníase e 15 na Tuberculose. A equipe é formada pelo médico Dr. Suterlânio Rocha, enfermeira Silvana Sampaio e técnica de enfermagem Graciliane Oliveira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 11h.
A Hanseníase é uma doença crônica, que ficou popularmente conhecida como Lepra. Deve-se atentar, se uma área da pele apresenta queda dos pelos, manchas brancas ou avermelhadas, ressecada e com sensação de formigamento e dormência, isso pode ser hanseníase. Em alguns casos, também pode haver diminuição da força muscular. A doença afeta a pele e os nervos, e as manchas podem estar localizadas em qualquer parte do corpo. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, pernas e pés) e o rosto.


A enfermeira Thaís de Souza Silva, coordenadora do Centro de Saúde Almerinda Lomanto, atentou para a prevenção de doenças. “A melhor forma de ter saúde de qualidade é prevenindo os sintomas, fazendo o diagnóstico e as medicações para que não possa haver agravamentos futuros. Ainda bem que a população entende e age conosco, participando, informando e fazendo parte do nosso trabalho”, ressaltou.