texto rotativo

"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Via Bahia:Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental em Jequié

Promover a Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização dentro das escolas. Auxiliar o processo de implantação da preservação ambiental como complemento às atividades escolares. Estes são os objetivos principais dos multiplicadores em Educação Ambiental formados pela Prefeitura de Jequié. Os multiplicadores são os professores da rede municipal de ensino. 
O 2º curso de formação de multiplicadores está no terceiro módulo e acontece nos dias 23 e 24 de abril, na sala da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a ViaBahia. Os formadores fazem parte da equipe da Ambiens - Soluções Ambientais, empresa contratada pela ViaBahia. 
De acordo com o biólogo e Coordenador da Equipe de Meio Ambiente da ViaBahia, Henrique Silveira, esta é apenas uma das diversas iniciativas voltadas para a preservação ambiental e que são viabilizadas pela ViaBahia. “Como prova destes esforços, a Companhia recebeu a Certificação ISO 14001. Este selo reconhece internacionalmente a ViaBahia como uma empresa de atuação sustentável e que colabora para a construção de um mundo melhor”, afirma.  
   
O curso conta com quatro módulos em etapas teóricas e práticas, totalizando 16 horas cada. A partir dos assuntos tratados em cada módulo, os professores desenvolvem o Caderno do Professor, que será impresso e distribuído pela ViaBahia aos demais professores da rede municipal de Jequié. 
A bióloga da Ambiens, Vanessa Leal, explica que os participantes elaboram um Plano de atividades para a construção deste Caderno do Professor. “Esse plano tem como objetivo proporcionar a absorção de conceitos e da técnica de planejamento, identificando, em nível local, as suas necessidades ou desafios ambientais para a busca de soluções dos problemas”, ressalta. 
O primeiro dia do módulo é reservdo às palestras. Uma delas discute “Instrumentos de Gestão Ambiental e Licenciamento Ambiental”, ministrada pela biologa Vanessa Leal. Outra, fala sobre “Rodovias: custos e beneficios e o papel das rodovias na conservação do meio ambiente”, ministrada pela oceanógrafa Juliana Gonçalves. No segundo dia, acontece visita técnica de campo na área de monitoramento de fauna silvestre, localizada no km 689 da BR 116, área de mata de cipó (zona de encontro dos biomas mata atlântica e caatinga). Logo depois, acontece a apresentação e validação das atividades para o Caderno do Professor. 
A Professora da Escola Municipal Curral Novo, Suely Ferreira, diz que a formação em Educação propicia a construção ampla e integral do conhecimento. “Constitui importante passo à formação de cidadãos e cidadãs, dentro da nova ética ambiental e no que se relaciona ao atendimento da função social da Escola”, finaliza.