texto rotativo

"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Publicidade

 


Publicidade

 


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Associação das Donas de Casa assina convênio para construção de mil cisternas



A Associação das Donas de Casa da Bahia – ADCB esteve presente na solenidade de assinatura do convênio Programa Cisternas que ocorreu em Salvador, dia 09 de agosto, no auditório da SUCAB, no Centro Administrativo da Bahia.
O objetivo do Programa Cisternas é proporcionar acesso à água potável, como componente fundamental da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, para as famílias inscritas no CadÚnico ou em processo de busca ativa.
A ADCB, representada pela presidente Marinelma Macedo Gomes, participou do ato de assinatura do Convênio, que nos próximos meses estará construindo 968 cisternas nos municípios de Itaquara, Planaltino, Lafaiete Coutinho e Itiruçú.
Convidada para representar as entidades presentes, Marinelma falou sobre a importância desse projeto, citando o resultado do convênio firmado em 2010 entre ADCB, SEDES e MDS que construiu em menos de dois anos 1.170 cisternas nos município de Maracás, Lagedo do Tabocal, Itiruçú, Lafaiete Coutinho, Nova Itarana e Jequié beneficiando mais de 5.000 pessoas.

Na solenidade a secretária da Sedes, Mara Moraes, ressaltou o compromisso conjunto entre os Governos Estadual e Federal para a universalização do acesso das famílias do semiárido à água. Ao se despedir lançou um desafio aos representantes das entidades, que construíssem 15 mil cisternas até dezembro.
A coordenadora do Programa Cisternas, Delian Gomes, afirmou que esse convênio resgata a cidadania, diminui a mortalidade infantil e o índice de doenças.
O convênio foi pactuado entre Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) e 17 entidades do semiárido baiano que venceram o Edital de Seleção Pública nº 002/2012 – Cisternas de Consumo.
Com recursos de 41 milhões, o certame prevê a construção de 27 mil cisternas de placas com capacidade para 16 mil litros, voltadas ao consumo humano, além de capacitação para as famílias, agentes de saúde, equipe para confecção de bombas manuais e pedreiros.

Nenhum comentário: