Prefeitos e corpo técnico das prefeituras da sub-região de Jequié, totalizando 38 municípios, estão reunidos nesta sexta-feira (16) no Palácio das Artes, na “Cidade do Sol”, discutindo com auditores, inspetores e conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) os obstáculos e desafios da prestação de contas. O encontro é promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) depois de uma análise que constatou que nenhuma das contas municipais de 2009 foi aprovada sem ressalvas.
Anfitrião do evento, o prefeito de Jequié, Luiz Amaral, que deu total apoio na organização do encontro, destacou que, “a UPB e o TCM estão dando uma excepcional contribuição para o processo de profissionalização da gestão pública. Com esses encontros é possível errar menos na hora da prestação de contas, pois nós gestores públicos, em virtude das inovações das leis aconteceram todos os dias, nem conseguimos nos atualizar e acabamos tendo ressalvas em nossas contas. Mas, depois desses encontros, com certeza isso mudará”.
Prefeito de Camaçari e presidente da UPB, Luiz Caetano afirmou que, “havia uma distância muito grande entre os gestores e o Tribunal. E isso também contribuía nas ressalvas nas contas, pois as equipes técnicas tinham dúvidas e não iam até o TCM com medo. Não é bom que os prefeitos tenham contas reprovadas, pois quem perde é o município que fica impedido de firmar convênios com o Estado e União. Estamos promovendo uma nova fase na gestão pública no país”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário