texto rotativo

"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Publicidade

 


Publicidade

 


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Jornadas PETI de Jequié desenvolvem atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Em Jequié, foram iniciadas as atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que é celebrado no próximo domingo, 12 de junho. A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - vêm realizando encontros com os alunos e pais de alunos em todas as 7 Jornadas PETI da cidade. Esses encontros são conduzidos pelas coordenações de casa unidade; pela coordenadora-geral, Claudine Pinheiro; pela secretária de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral. Entre as atividades, destaque para o Show de Talentos, que é o resultado do trabalho desenvolvimento pelos oficineiros do programa.

O Dia 12 de junho marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes. Neste ano a campanha traz como tema: Trabalho Infantil, deixar de estudar é um dos riscos, tendo como foco as questões relacionadas ao trabalho infantil doméstico; trabalho infantil nos lixões; trabalho infantil no mercado informal, além de trabalho infantil na agricultura.

A Prefeitura de Jequié reafirma o compromisso com a erradicação do trabalho infantil, situação que expressa a violação dos direitos a que são submetidas crianças e adolescentes, e que resulta na perpetuação das condições de pobreza e miséria da população brasileira. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social convoca todos para o enfrentamento do trabalho precoce, de forma articulada e federativa.

PETI EM JEQUIÉ

Em Jequié, o PETI está presente em cinco grandes bairros populares, com 7 jornadas (Curral Novo, Cidade Nova, Jequiezinho, Mandacaru, Joaquim Romão, Pau Ferro e São Judas Tadeu). Atende cerca de 700 crianças e adolescentes que obedecem aos critérios de permanência da família no Programa, a saber: todos os filhos com menos de 16 anos devem estar preservados de qualquer forma de trabalho infantil; a criança e/ou adolescente participante do PETI deverá ter freqüência escolar mínima de 85% e o mesmo percentual de freqüência propostas pela Jornada Ampliada; as famílias beneficiadas deverão participar das atividades sócio-educativas e dos programas e projetos de geração de emprego e renda ofertados.

O PETI é uma iniciativa do Governo Federal executado pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Todos devem abraçar essa proposta. Em caso de trabalho infantil, a pessoa deve procurar:



Conselho Tutelar

Conselho Municipal de Assistência Social

Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

Ministério Público do Trabalho

Ou pode ligar gratuitamente para o Disque Direitos Humanos (Disque 100)

Nenhum comentário: