texto rotativo

"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Publicidade

 


Publicidade

 


quinta-feira, 17 de março de 2011

Jequié: ADCB realiza Encontro Microrregional da ASA




Encontro Microrregional Transformando o Clima do Semiárido em Clima de Otimismo
Nos dias 16 e 17 de Março de 2011, a Associação das Donas de Casa do Estado da Bahia (ADCB), Unidade Gestora Microrregional de Jequié (UGM) do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) – da Articulação no Semi-Árido (ASA), realiza o Encontro Microrregional da ASA em Jequié, Bahia, na Sede da ADCB – Galpão da Indústria Cidadã, com o tema “Políticas Públicas para Agricultura Familiar”.
O Encontro tem o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
Serão pontuadas ações, como a construção de cisternas, a preservação das sementes nativas – discutida com a criação ou difusão dos Bancos de Sementes Comunitários e defesa da agroecologia –, incentivando estratégias de mobilização e participação social na agricultura familiar com ações de intervenção nas políticas públicas para agricultura familiar.
Desde 2010 a ADCB administra do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) na microrregião, atendendo atualmente os municípios de Maracás, Itiruçú, Lajedo do Tabocal e Lafaiete Coutinho. O programa beneficia cerca de  mil cento e setenta famílias com a construção de cisternas entre outros incentivos, como a capacitação de pedreiros e cursos.
Para Marinelma Macedo, Presidente da ADCB, esse encontro amplia o debate Agricultura Familiar, além de pontuar ações das comunidades beneficiadas, suas melhorias e ainda reforça o cuidado de gerenciamento das cisternas a partir da prática cotidiana das famílias com o manuseio e tratamento da água, socializando as informações entre os municípios.
Presentes no encontro, representantes dos municípios envolvidos, diretoria da ADCB, Equipe Técnica do Projeto, além dos palestrantes: André Bispo (Agrônomo), Agnaldo Rocha (Coord. Do Projeto Aguadas – Cáritas de Ruy Barbosa e Diacisio Ribeiro (Pastoral da Terra).
ENTENDA MELHOR: Uma das estratégias de atuação do P1MC correspondem às exigências previstas no documento das Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, que tem como um dos seus objetivos reduzir à metade a porcentagem da população mundial que não tem acesso à água potável e ao saneamento básico até o ano 2015, e universalização destes até o ano 2025.

SERVIÇO:
O que: Encontro Microrregional da ASA em Jequié
Local: Galpão da Indústria Cidadã – Av. Otávio Mangabeira 1076 - Mandacarú
Data: Dias 16 e 17 de Março de 2011

Nenhum comentário: