O Prêmio realizado pelo Ministério da Cultura e Fundação Palmares, em sua primeira edição, selecionou os melhores trabalhos em cada uma das cinco regiões brasileiras, somando um total de 30 premiações. Jonatan Silva foi um dos ganhadores, com a monografia “A pedagogia de base africana e a abordagem histórico-cultural no ensino de capoeira para crianças”.
Segundo o autor, o tema foi escolhido a partir da observação das dificuldades obtidas nos grupos de capoeira, na questão do ensino e aprendizagem de seus alunos. “Eu trouxe em minha monografia elementos da pedagogia africana, associada à teoria de Lev Vygotsky da sistematização da aprendizagem, de forma que eu possa contribuir para um desenvolvimento dos métodos utilizados em grupos de capoeira”, afirma Silva.
“O grande prêmio para mim é o reconhecimento nacional do meu trabalho”, destaca o ganhador, que atribui a premiação ao Grupo de Capoeira Consciência Negra e à sua orientadora Isabele Pires, professora do Departamento de Saúde (DS), que foram cruciais para o desenvolvimento desse trabalho. A monografia premiada foi defendida em 2008 na Uesb, campus de Jequié.
Nenhum comentário:
Postar um comentário