A Delegação do Sindicato dos Bancários de Jequié e Região participou com entusiasmo e representatividade da 27ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe, realizada entre os dias 18 e 20 de julho, no Hotel Portobello, em Salvador. O sindicato levou 25 participantes ao evento, consolidando o compromisso da entidade com o fortalecimento da categoria e os debates estratégicos sobre o presente e o futuro do trabalho bancário.
Ao todo, a conferência reuniu 297 pessoas, sendo 191 delegados e 106 delegadas, além de 43 convidados de todas as bases sindicais dos dois estados. Durante os três dias de intensos debates, temas fundamentais como conjuntura econômica, inteligência artificial, saúde mental e o papel da mídia alternativa foram abordados por especialistas renomados.
Entre os destaques da programação esteve o geógrafo e especialista em relações internacionais, Marcello Azevedo, que lançou seu livro “O Sistema Financeiro Chinês”. Augusto Vasconcelos, secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia e presidente licenciado do Sindicato dos Bancários da Bahia, apresentou uma análise atualizada da conjuntura política e econômica do país.
O jornalista Joaquim de Carvalho falou sobre a relevância das mídias alternativas na defesa da democracia no Brasil, enquanto o professor e assessor estratégico José Kobori conduziu uma verdadeira aula sobre o sistema financeiro global e os desafios da regulamentação do Banco Central. Já o professor Leandro Andrade trouxe reflexões sobre os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho, e o psicólogo André Guerra discutiu os efeitos do ambiente bancário no adoecimento mental da categoria.
A conferência também foi espaço para a apresentação dos dados da Consulta Nacional aos Bancários, informes da agenda do Comando Nacional, além dos encontros por bancos, em que trabalhadores da Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banese, Bradesco, Itaú e Santander debateram suas pautas específicas.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Jequié e Região, Fabiano Miranda, a participação na conferência foi um sucesso em todos os sentidos:
“Foi um momento muito especial. Aumentamos nossa participação, trouxemos 25 pessoas, e todos saem daqui revigorados. Os palestrantes deram um show, com conteúdo de altíssima qualidade. Foi uma troca riquíssima, que fortalece nossa luta e prepara ainda mais nossa base para os desafios que virão.”
A delegação retorna à região com novas ideias, propostas e a energia renovada para continuar lutando pelos direitos dos bancários e bancárias, reforçando o compromisso com a democracia, a saúde e a valorização da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário