Páginas

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Futuros médicos de Jequié têm primeira avaliação prática de 2025

_Exame que analisa atendimento clínico dos alunos da UnexMED aconteceu nesta terça e quarta-feira, 13 e14 de maio, das 17h às 22h_



O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), através da aplicação prática das disciplinas de habilidades médicas, avalia o desempenho e as manobras semiológicas dos alunos durante a anamnese, o exame físico e o acolhimento, em todos os 12 semestres do curso de Medicina.

Na UnexMED, a comunicação médica começa no primeiro semestre

A comunicação médica, aprendizado que objetiva transformar o estudante em um médico humanizado, começa desde o primeiro semestre. A partir da propedêutica, dos ensinamentos introdutórios das disciplinas, nas áreas humana e científica, o aluno começa a fazer a avaliação médica. 

De acordo com a nutricionista Adriana Nascimento, aluna de segunda graduação da UnexMED Jequié, o OSCE faz parte da rotina diária dos alunos. “Estou me preparando desde o início do curso. A gente faz propedêutica quase todos os dias; são essas aulas práticas que nos habilitam para fazer o exame com mais tranquilidade”, resume.

As principais especialidades médicas são representadas durante o OSCE

A dinâmica do OSCE é milimetricamente cronometrada: o estudante só tem quatro minutos para fazer o atendimento em cada uma das estações previamente definidas: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Saúde Mental, Ginecologia e Obstetrícia. Ao término de cada consulta, o professor tem um minuto para avaliar o desempenho do aluno.

Atores interpretam pacientes com um script pré-definido: as queixas são relatadas, como se os alunos já fossem formados. O objetivo é prepara-los para vivenciarem uma prática médica humanizada.

Para o coordenador da UnexMED Jequié, Dr. Radmesse Britto, “os desafios implementados pelo OSCE sempre serão bem-vindos. Eles precisam acontecer para que o corpo docente da UnexMED Jequié possa, a cada ano, aperfeiçoar o desempenho dos estudantes. Nosso objetivo é formar médicos, que consigam atender com excelência, em qualquer lugar do mundo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário